Você sabia que as espinhas podem ter uma relação muito forte com o que comemos? Quando falamos de pele, o tratamento e acompanhamento multidisciplinar com nutricionista e dermatologista pode ser interessante para identificar e tratar a causa.
Quem possui espinhas já deve ter ouvido por aí que está comendo muito chocolate ou outros alimentos específicos. No entanto, apesar de existir uma relativa correlação entre o consumo desse alimento e a acne, sua causa é multifatorial, não sendo determinada apenas por um hábito alimentar isolado e sim pelo conjunto de alimentos que você insere na sua dieta.
Sendo assim, investir em uma alimentação saudável pode sim te ajudar a se livrar da acne do adulto. Sua alimentação tem um grande impacto no equilíbrio do seu corpo e o objetivo deve ser consumir alimentos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, pois ajudam no equilíbrio hormonal.
Continue a leitura para entender qual a correlação entre a acne e os alimentos que você ingere e como ajudar o seu corpo a se livrar das espinhas.
O que é a acne?
A acne é uma condição inflamatória que se caracteriza pelo aumento da produção de oleosidade, presença de comedões, mais conhecidos como cravos, e as espinhas. Essa condição é resultado da ação do Propionibacterium acnes: bactéria que faz parte da flora normal da pele.
É um problema bastante comum, especialmente, na adolescência. Porém, se não tratada, pode evoluir para cicatrizes. Essa condição pode trazer desconforto e repercussões psicossociais, afetando a autoestima das pessoas. Portanto, o tratamento da acne é importante para grande parte dos indivíduos.
A acne começa a aparecer na puberdade, fase em que os adolescentes estão em plena produção hormonal. O seu surgimento é bastante comum até os 20 anos. Depois disso, ela tende a diminuir ou desaparecer. No entanto, alguns adultos podem apresentar acne durante a vida adulta.
Apesar de ter origem multifatorial, ou seja, possuir múltiplas causas, as escolhas alimentares podem determinar o surgimento dessa condição.
Leia também: Tratamento a laser para o rosto: Como funciona?
Alimentos que pioram ou podem causar acne
A lactose é uma das substâncias que podem potencializar o aparecimento de acne. Alguns estudos também sugerem que indivíduos geneticamente predispostos, ao consumirem alimentos à base de lactose e/ou com alto índice glicêmico, podem potencializar o aparecimento de acne na pele.
Além disso, alimentos industrializados e ultraprocessados podem ocasionar o aparecimento de acne. Confira outros produtos que você deve evitar:
- Laticínios;
- Chocolates;
- Grãos refinados;
- Açúcar refinado;
- Álcool;
- Carnes processadas;
- Alimentos com gorduras trans.
Alimentos que auxiliam no tratamento da acne adulta
O segredo para manter uma pele livre de acne é possuir uma alimentação saudável, evitando o consumo de alguns produtos. Não é necessário adotar uma dieta restritiva, no entanto, deve-se cuidar com excessos. Ainda assim, existem algumas fontes de proteínas e minerais que podem te ajudar a evitar o aparecimento da acne. São eles:
- Alimentos probióticos (maçã, kombucha, leite de soja, iogurte natural);
- Ricos em zinco (castanhas, feijão, carnes, frutos do mar);
- Ricos em vitamina A e C (laranja, abacaxi, morango, kiwi, goiaba);
- Ricos em fibras (aveia, lentilha, grão de bico, milho).
Quais os principais cuidados para evitar o aparecimento de acne?
A começar pela temperatura da água do chuveiro. Água muito quente aumenta a produção de oleosidade e a formação de cravos e acne. Portanto, o ideal é deixar a temperatura mais amena.
Outro cuidado, para as mulheres, é evitar dormir com maquiagem e sempre remover bem os produtos do rosto, pois os resíduos que ficam na pele obstrui os poros e favorece o surgimento de cravos e espinhas.
O uso de medicamentos também pode influenciar. Um dos efeitos colaterais dos corticóides é o aparecimento de acne.
O estilo de vida é outro fator determinante. Conforme explicamos anteriormente, mantenha uma alimentação saudável e evite consumir produtos que possam favorecer o aparecimento de acne.
Por último, o estresse. Ele proporciona desequilíbrio hormonal, podendo impactar no aumento da oleosidade da pele e, consequentemente, o aparecimento de cravos e espinhas.
Como é o tratamento para acne?
Existem várias possibilidades de tratamento para peles acneicas. O ideal é passar por uma consulta com o médico dermatologista para entender a origem do problema e quais as melhores possibilidades terapêuticas.
Alguns tratamentos são mais pontuais para diminuir crises e reduzir a acne presente na pele. Já outros, são procedimentos que podem ajudar de forma prolongada.
Dentre as possibilidades estão: o uso de cremes e produtos para a limpeza da pele, além de antibióticos e outros medicamentos. Além disso, os tratamentos para acne podem ser associados, uma vez que a doença possui múltiplas causas e atacar a raiz do problema é o processo mais efetivo.
Conclusão
A acne é uma condição multifatorial que afeta muitos brasileiros, estando presente principalmente entre os jovens.
Manter uma alimentação saudável é um dos segredos para diminuir o aparecimento da acne ao longo da vida. Além disso, alimentos ultraprocessados, ricos em gordura e lactose devem ser consumidos com cautela, pois podem induzir o aparecimento de espinhas e outras afecções.
Caso você possua acne ou queira melhorar algumas características da sua pele, clique aqui e converse com nossa equipe.
CRN: 20.288
Pós graduanda em nutrição clínica ambulatorial e hospitalar.
Bacharelado em Nutrição pelo Centro Universitário Unieuro.
- Como a alimentação pode afetar a saúde da sua pele - agosto 21, 2023
- Alimentação aliada à estética: Como uma nutrição adequada pode potencializar tratamentos estéticos - maio 19, 2023
- Alimentos que estimulam a produção de colágeno - maio 12, 2023