Dermatologista em Brasília - Tatiana Varela

Siga-nos

Blog Dra. Tatiana Varella
Dermatologista

Tratamento a laser para o rosto: Como funciona?

os tratamentos a laser para o rosto são eficientes e pouco invasivos
Guia de Conteúdo

Os tratamentos a laser para o rosto são bastante procurados na dermatologia estética, pois são procedimentos seguros, na maioria das vezes indolor, e pouco invasivos. Além disso, o laser possui muitas indicações, sendo indicado para o tratamento corporal e/ou facial. 

O uso do laser para tratamentos estéticos no Brasil iniciou na década de 1990. De lá para cá, o mecanismo foi incorporado a diversas plataformas tecnológicas, capazes de oferecer bons resultados em um curto espaço de tempo. 

Apesar de o Brasil figurar na lista dos países onde é realizado o maior número de cirurgias estéticas, uma grande parcela da população tem buscado procedimentos não invasivos

Os motivos são muitos: a indisponibilidade de tempo para longos períodos de recuperação demandados pelas cirurgias plásticas, além da busca pela naturalidade dos resultados. Ou seja, a ideia é corrigir alguma característica que incomoda, mas manter os contornos e aspectos naturais de cada paciente

Essa tendência na procura pelos procedimentos não invasivos colocou o laser no centro das atenções. Hoje ele é bastante utilizado por dermatologistas para tratar o rejuvenescimento da pele

Neste artigo, vamos te apresentar o que há de mais atual para o tratamento da pele através desta tecnologia e quais os benefícios da mesma. 

Como funciona o tratamento a laser?

Os tratamentos a laser funcionam através da emissão de um feixe de luz, que sai de um aparelho específico e entra em contato com a pele. O laser pode atingir diversas camadas da pele e promover resultados estéticos e de saúde, quando utilizado para o tratamento de alguma doença específica.

Este tipo de tratamento deve ser realizado por um profissional capacitado, pois a utilização inadequada dos equipamentos podem causar queimaduras  e outros danos à pele. 

Além disso, o laser possui algumas contraindicações. Por isso, o médico dermatologista precisa fazer uma avaliação individual do paciente antes de iniciar o tratamento, assim como definir a quantidade de sessões necessárias. 

Leia também: Quais são os tratamentos corporais que o dermatologista faz?

O número de sessões necessárias é definido na consulta de avaliação com o dermatologista
Os tratamentos a laser funcionam através da emissão de um feixe de luz, que entra em contato com a pele. (Foto: Envato Elements)

Quais os tipos de tratamento a laser para o rosto?

O laser é indicado para tratamento de várias condições, como a redução de manchas da pele, eliminação de pelos, além de auxiliar na diminuição da flacidez

Também é bastante eficiente para tratar cicatrizes e olheiras, assim como melhorar o aspecto visual da pele

Os lasers também podem ser indicados para tratar o rejuvenescimento facial. Nestes casos, as plataformas buscam estimular a produção de colágeno e melhorar o aspecto geral da pele. A tecnologia é capaz de ajudar no fechamento dos poros abertos e de vasos superficiais, melhorar a textura e a luminosidade da pele. 

Em casos de rejuvenescimento facial, a aplicação pode ser feita a cada 30 a 45 dias, com percepção de resultados progressivos, sendo o número de sessões determinado pelo médico. 

Conheça agora algumas plataformas que estão fazendo sucesso nos tratamentos estéticos para o rosto:

Plataforma (Zye Laser): a Zye é uma máquina moderna que integra vários tipos de lasers, sendo indicada para todos os tons de pele. É bastante utilizada no tratamento de rejuvenescimento facial, pois possui alta capacidade de estimular o colágeno. 

Veja alguns dos possíveis tratamentos que podem ser realizados pela plataforma Zye: 

  • Rejuvenescimento da pele do rosto, do pescoço e do colo;
  • Linhas e rugas de expressão nos olhos e boca;
  • Manchas, sardas, melanoses solares;
  • Melasma;
  • Poros dilatados;
  • Rosácea e aspecto avermelhado do rosto;
  • Vasinhos dilatados (telangiectasias) na face;
  • Olheiras pigmentadas;
  • Remoção de tatuagens cosméticas, como pigmentação de sobrancelhas.

Ultrassom microfocado (Ultraformer): é uma outra tecnologia, que trata a flacidez. Este aparelho não se trata de um equipamento de laser. Ele emite ondas de ultrassom que se focam em diferentes profundidades da pele e tecidos mais profundos como gordura e o tecido de colágeno que envolve o músculo, causando micropontos de coagulação, que levam a um processo inflamatório com produção de novo colágeno e das fibras de sustentação da face. Confira alguns possíveis tratamentos realizados com o Ultraformer para o rosto:

  • Flacidez da face e contorno facial, região da papada e pescoço;
  • Linhas finas de expressão e flacidez ao redor dos olhos e da boca.
Três sessões já podem oferecer bons resultados
O Morpheus associa microagulhamento com radiofrequência, sendo capaz de apresentar excelentes resultados. (Foto: Envato Elements)

Radiofrequência Microagulhada (Morpheus): este aparelho também não é um equipamento de laser. Ele é uma tecnologia que associa a radiofrequência e o microagulhamento para estimular a produção de colágeno.  

O Morpheus é capaz de tratar camadas mais profundas da pele, oferecendo resultados expressivos para a flacidez e rejuvenescimento. No geral, são necessárias pelo menos três sessões para uma melhora mais importante. 

Veja os principais tratamentos para o rosto com o Morpheus:

  • Rejuvenescimento da face; 
  • Rejuvenescimento da área dos olhos; 
  • Rugas periorais (código de barras);
  • Tratamento de papada e pescoço;
  • Cicatrizes de acne.

Todas as plataformas citadas acima podem ser utilizadas também em tratamentos corporais. Em todos os casos, o dermatologista faz uma avaliação do paciente para definir quais o melhor protocolo de tratamento com laser ou outra tecnologia, e associação ou não com injetáveis, para obter o melhor resultado para a queixa do paciente.

Benefícios do tratamento com laser e outras tecnologias

Os tratamentos a laser e com tecnologias são bastante procurados, pois além da versatilidade, na maioria das vezes oferecem pouco ou nenhum desconforto. Além disso, não são procedimentos invasivos. 

Apesar de o tratamento ser progressivo, os resultados já podem ser percebidos a partir das primeiras sessões

Outra vantagem, é que o paciente não necessita de repouso, podendo continuar suas atividades profissionais normalmente. 

Os procedimentos a laser não possuem efeitos colaterais significativos e são contraindicados em casos bem específicos, como durante a gravidez, em pacientes que se expõem ao sol diariamente, ou aqueles com história de quelóide.

Conclusão

Os tratamentos com laser ou outras tecnologias são uma boa opção para quem busca resultado mais rápido e que não pode ficar muito tempo em recuperação. Afinal, é possível manter sua rotina normalmente entre as sessões. 

Como são bastante versáteis, os lasers podem ser indicados para o tratamento do corpo e rosto. 

Em todos os casos, é necessário passar por uma avaliação individualizada com o médico dermatologista, antes de iniciar o tratamento com as plataformas a laser. 

Gostou dos resultados que o laser pode oferecer? Clique aqui e agende uma consulta.

Tatiana Varella
Últimos posts por Tatiana Varella (exibir todos)
0 0 votes
Avaliação
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rolar para cima