Os bioestimuladores de colágeno são um dos procedimentos mais procurados nos consultórios dermatológicos, pois comprovadamente apresentam resultados satisfatórios aos pacientes.
Estas substâncias são injetadas em determinadas camadas da pele com o intuito de impulsionar a produção de colágeno e melhorar a aparência natural da pele. O procedimento é realizado pelo dermatologista e pode ser associado a outros tratamentos estéticos para promover um efeito rejuvenescedor no rosto.
A busca por este tipo de tratamento cresceu muito nos últimos anos, especialmente, porque as pessoas estão mais preocupadas com o rejuvenescimento facial de forma natural e saudável.
Como funcionam os bioestimuladores de colágeno?
Os bioestimuladores são substâncias injetadas na pele, provocando uma leve reação inflamatória. Este mecanismo estimula os fibroblastos a aumentarem sua atividade de produção de colágeno.
O colágeno é uma proteína encontrada no nosso organismo, sendo responsável por promover a elasticidade e a resistência da pele, além de contribuir com a saúde das unhas e cabelos. O colágeno também é responsável pela constituição das fibras que sustentam os tecidos do corpo: ossos, músculos, tendões e articulações.
Sendo assim, os bioestimuladores são biocompatíveis e bioabsorvíveis, ou seja, o corpo absorve sem haver danos ao organismo.
Atualmente, as substâncias mais conhecidas do mercado são: o ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio e policaprolactona.
Por que devo fazer o tratamento?
Apesar de nosso corpo produzir colágeno em abundância, a partir dos 30 anos, quando iniciamos o processo de envelhecimento, sua produção diminui. Estima-se uma perda gradativa de 1% a cada ano que passa, a partir desta idade.
Essa diminuição na produção da proteína influencia na perda de elasticidade e hidratação da pele.
Hábitos de vida ruins também são determinantes para a prejudicar a saúde da nossa pele, como a exposição excessiva ao sol e a manutenção de um estilo de vida sedentário, com inatividade física, má alimentação e tabagismo.
Além da adoção de hábitos preventivos, realizar tratamento com os bioestimuladores ajudará no rejuvenescimento da pele. Com a aplicação da substância, sua pele terá um aspecto mais firme, com textura e brilho.
Além disso, tratamentos estéticos que buscam o rejuvenescimento facial melhoram a autoestima e autoconfiança dos pacientes.
Quais os tipos de bioestimuladores de colágeno?
Todos os bioestimuladores possuem a mesma função: estimular a produção de colágeno. No entanto, há alguns mais indicados para determinados objetivos. Veja a seguir:
Ácido poli-L-lático (Sculptra): Este tipo de bioestimulador é indicado para estimular o rejuvenescimento da pele. A substância ajuda na melhora da textura da pele, diminui a flacidez e pode promover leve volumização nas áreas aplicadas, quando desejado (esse efeito ocorre apenas quando for o objetivo, porque a forma de aplicação pode ser customizada de acordo com as características individuais e objetivos de cada paciente). É muito utilizado, além da face, nos tratamentos corporais, como na flacidez do abdome, umbigo triste, flacidez dos braços, das coxas, dos glúteos e também no tratamento da celulite.
Hidroxiapatita de Cálcio (Radiesse): além de estimular a produção de colágeno, também tem ação preenchedora. É muito utilizado na face e em áreas específicas de pele mais fina, como dorso das mãos, pescoço e colo.
Assim como o Sculptra, o Radiesse é aplicado através de microcânulas e não causa dor ou desconforto.
Quantas sessões são necessárias?
O número ideal de sessões é definido na consulta com o dermatologista. O médico faz uma avaliação individual do paciente. Além do número de sessões, o profissional também pode indicar a combinação de outros tratamentos para que os resultados sejam mais efetivos.
Geralmente, são necessárias duas a três sessões para a aplicação do bioestimulador, com intervalo de 30 dias entre cada uma. O procedimento dura cerca de 30 minutos, é realizado apenas com o uso de creme anestésico, e é feito no próprio consultório médico.
Leia também: Acne: O que é, principais causas, sintomas e tratamentos
Benefícios dos bioestimuladores de colágeno
A aplicação de bioestimuladores de colágeno no rosto apresenta uma série de benefícios. Além de promover o rejuvenescimento da pele e melhorar a sua autoestima, a substância também pode ajudar nos seguintes casos:
- Diminuição de rugas;
- Suavização de linhas de expressão;
- Melhora de cicatrizes de acne;
- Diminuição da celulite e flacidez;
- Preenchimento de áreas do rosto;
- Pele mais jovem, firme e hidratada.
Qual a durabilidade do tratamento?
Os efeitos do tratamento com bioestimuladores aparecem progressivamente com as sessões. A durabilidade do resultado varia de 18 a 25 meses, mas pode variar de paciente para paciente, de acordo com fatores individuais, tais como idade, hábitos de vida e genética.
Geralmente, quando há a combinação de tratamentos, o período de duração pode ser maior.
Ficou interessado na aplicação de bioestimuladores de colágeno? Clique aqui e agende a sua consulta.
CRM 13.783-DF
- Alopecia por Tração: Causas, Sintomas e Tratamentos - outubro 24, 2023
- Como tratar olheiras - setembro 25, 2023
- Preenchimento facial: tudo o que você precisa saber - julho 20, 2023
[…] de folhas verdes são ricos em nutrientes que são importantes para manter a pele saudável e estimular a produção de colágeno. Eles contêm luteína e zeaxantina, que são antioxidantes que ajudam a combater os efeitos […]
[…] bioestimuladores de colágeno proporcionam uma série de benefícios para a saúde e bem-estar dos pacientes, […]