Dermatologista em Brasília - Tatiana Varela

Siga-nos

Blog Dra. Tatiana Varella
Dermatologista

Laser e tecnologia: Conheça os tipos e os mais indicados

a utilização de laser e tecnologia para tratamentos estéticos cresceu muito nos últimos anos
Guia de Conteúdo

A procura de tratamentos estéticos, principalmente os que envolvem laser, aumentou significativamente nos últimos anos. Com o advento das redes sociais e o boom da exposição virtual, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a aparência. Além disso, a busca pelo bem estar e melhora da autoestima tornaram-se uma prioridade na vida das pessoas. 

De um lado, temos as novas gerações que estão mais conectadas com o cuidado da saúde física e mental. Do outro, temos as pessoas de gerações anteriores, que entenderam que cuidar da saúde é uma forma de atingir a longevidade mantendo-se bem, independente da idade. 

Essa mudança de comportamento social surgiu em um momento de grande avanço tecnológico na área estética, que conta hoje com equipamentos muito efetivos, seguros, que oferecem melhora estética e funcional, preservando o aspecto natural do corpo e do rosto.

Neste artigo, vamos explorar o que são e como funcionam algumas dessas tecnologias. 

O que são os lasers e como funcionam?

O raio laser é um tipo de radiação eletromagnética visível ao olho humano. A palavra em inglês significa: Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, traduzida como Amplificação da luz por emissão estimulada de radiação

De forma mais simples, consiste em uma radiação eletromagnética capaz de auxiliar em diversos tratamentos estéticos ou outras situações médicas. 

Já a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) classifica o laser como um tratamento onde o laser é direcionado para um alvo específico da pele, podendo ser um pigmento do próprio organismo, como a melanina (presente nas manchas de sol), a tinta de uma tatuagem ou até mesmo a água, como acontece com os lasers fracionados que estimulam a produção de colágeno novo por meio do aumento de temperatura.

É necessária a consulta com o dermatologista para avaliar as possibilidades de tratamento
O laser consiste em uma radiação eletromagnética capaz de auxiliar em diversos tratamentos estéticos. (Foto: Envato Elements)

Tipos de tratamento a laser

Atualmente há muitas possibilidades de tratamento com este tipo de tecnologia. Na dermatologia, o laser é utilizado para:

  • Rejuvenescimento da pele do rosto, do pescoço e do colo
  • Rejuvenescimento da pele dos braços e mãos
  • Tratamento de flacidez
  • Linhas e rugas de expressão ao redor dos olhos e da boca
  •  Manchas, sardas, melanoses solares
  • Melasma
  • Poros dilatados
  • Rosácea e aspecto avermelhado do rosto
  • Vasinhos dilatados (telangiectasias) na face
  • Estrias
  • Cicatrizes
  • Olheiras pigmentadas
  • Remoção de tatuagens cosméticas, como pigmentação de sobrancelhas
  • Depilação a laser
  • Rejuvenescimento íntimo

Como funciona o tratamento com a associação do laser Erbium + Yag da Plataforma Zye?

A associação destes 2 lasers é indicada para o tratamento de rejuvenescimento, pois trata desde as camadas mais superficiais até as camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de colágeno, melhorando a flacidez, fechando os poros, vasinhos superficiais, melhorando a textura e luminosidade da pele.

O médico dermatologista recomenda 3 a 4 sessões do procedimento, com intervalos de 30 dias entre elas. O tratamento é praticamente indolor, mas pode ser utilizado creme anestésico para reduzir o desconforto.

Tratamentos com Luz Intensa Pulsada (LIP)

A LIP é bastante utilizada no tratamento de rejuvenescimento da pele, pois atua no tratamento do rubor e vermelhidão da pele (rosácea), pequenos vasinhos dilatados, melanoses solares, sardas, além de estimular a produção de colágeno, melhorando a textura da pele. É também um excelente tratamento para rejuvenescimento do colo e das mãos.

A busca pela saúde e bem estar tornaram-se prioridade
As novas gerações estão mais conectadas com a manutenção da saúde física e mental. (Foto: Envato Elements)

Como funciona o tratamento com Ultrassom Microfocado

Os aparelhos de ultrassom microfocado emitem ondas de ultrassom que se focam nas camadas mais profundas da pele, produzindo pontos de coagulação térmica no tecido conjuntivo que reveste a musculatura da face, na derme profunda e na derme superficial, estimulando a produção de colágeno e a retração muscular e, consequentemente, melhorando a flacidez e a qualidade da pele da região tratada.

O procedimento pode ser utilizado para tratamento da:

  • Flacidez da face e contorno facial, região da papada e pescoço;
  • Linhas finas de expressão e flacidez ao redor dos olhos e da boca
  • Abdome e região ao redor do umbigo (“umbigo triste”);
  • Face interna dos braços e coxas;
  • Região ao redor dos joelhos, e outras áreas que apresentem flacidez.

Ocorre discreto eritema (vermelhidão) por alguns minutos após a sessão, que não impede o paciente de retornar imediatamente às suas atividades habituais. O desconforto durante a aplicação é pequeno, sendo minimizado por cremes anestésicos.

O resultado não é imediato, porque depende da produção de colágeno, mas já começa a ser percebido em 30 a 40 dias, atingindo seu pico 3 meses após o procedimento. Podem ser realizadas outras sessões após esse período, para complementar os resultados obtidos.

Agora que você já conhece os principais tratamentos e como as tecnologias vieram para ajudar a melhorar nossa autoestima, clique aqui e conheça todos os serviços oferecidos pela dermatologista Dra. Tatiana Varella

Tatiana Varella
Últimos posts por Tatiana Varella (exibir todos)
0 0 votes
Avaliação
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rolar para cima