Tratamento de flacidez facial Brasília
A queixa de flacidez facial é bastante comum na consulta dermatológica, visto que traz aspecto envelhecido e de cansaço à fisionomia. A flacidez tende a aumentar com a idade e está relacionada a diversos fatores que vão ocorrendo ao longo da vida:
– Redução gradual na produção de colágeno, que passa a acontecer após os 30 anos de idade, deixando a derme mais fina;
– Alterações nas fibras elásticas, devido ao envelhecimento cronológico e aos danos solares;
– Reabsorção óssea e frouxidão de ligamentos de sustentação da face;
– Ação do músculo Platisma, localizado no pescoço, que se insere na região da mandíbula. Quando ele é contraído (nos movimentos do dia a dia, como falar), tende a “puxar” a pele do rosto para baixo.
Há outros fatores que também podem contribuir para a piora do aspecto de flacidez, como a perda de peso, alimentação inadequada com fonte insuficiente de proteína e vitaminas, tabagismo, exposição solar cumulativa, dentre outros.
Muitos procedimentos podem ser realizados para atenuar o aspecto de flacidez, dentre eles:
– Aplicação de toxina botulínica (popularmente conhecida como botox), para relaxar os músculos que fazem contração muscular para “baixo”, como o Platisma (já comentado anteriormente), o músculo orbicular dos olhos (que forma os “pés de galinha”) e os músculos da glabela (que formam aquela ruga de “bravo”).
– Aplicação de bioestimuladores de colágeno, como o ácido polilático (Sculptra®) e a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®), para aumentar a produção de colágeno, levando a maior espessura da derme e consequentemente maior firmeza da pele e sustentação.
– Aplicação de ácido hialurônico: os preenchedores. O produto é aplicado em pontos de sustentação, regiões de perda óssea e de perda de volume, atenuando o aspecto de flacidez da pele.
– Ultrassom microfocado: Ultraformer®, Ulthera®, Liftera® são aparelhos que, através de ondas de ultrassom que se focam nos tecidos mais profundos (como fáscia muscular e derme profunda), estimulam a produção de colágeno proporcionando retração e melhora da flacidez. Esta tecnologia permite tratar a flacidez profundamente, sem lesionar a pele na superfície.
– Protocolos de laser, como a associação do laser Erbium e o laser Yag (Plataforma Fotona®, Plataforma Zye®), que juntos promovem remodelação de colágeno, tratando não só a qualidade da pele e consequentemente reduzindo a flacidez, mas também melhorando as manchas, as linhas finas de expressão, os poros dilatados e proporcionando luminosidade à pele.
– Uso da radiofrequência microagulhada (Morpheus®). Trata-se de um aparelho que, através de microagulhas, emite ondas de radiofrequência dentro da pele, estimulando a produção de colágeno e tratando a flacidez de maneira muito eficiente, atuando em diferentes profundidades da pele, de acordo com a programação que o médico determina no aparelho.
O resultado dos procedimentos varia entre as pessoas, pois a capacidade individual de produção de colágeno depende de inúmeros fatores, como a idade, hábitos de vida, alimentação, características genéticas, dentre outros. Em alguns pacientes, o médico pode recomendar a suplementação de peptídeos de colágeno hidrolisado, de outras proteínas, vitaminas e nutracêuticos, conforme a necessidade individual.
O uso de cosméticos também costuma ser recomendado, que podem conter ácido retinóico e seus derivados como o retinol; ácido glicólico, vitamina C e outras vitaminas, ácido hialurônico fragmentado, ácido ferúlico e outras substâncias antioxidantes.
Quanto mais precocemente começarmos a tratar a flacidez, melhor, porque podemos atuar de forma preventiva. E, claro, esse caminho almeja sempre resultados naturais e harmônicos, que preservem todas as características individuais do paciente.
Tratamento para Flacidez Facial em Brasília - DF?
Marque sua Consulta
Telefones
(61) 3345 5505 | (61) 98177-2297 – Celular
Nosso Endereço
SHLS 716 – Centro Clínico Sul – Torre 2 – Sala 403 – Asa Sul | Brasília – DF CEP 70390-700