Dermatologista em Brasília - Tatiana Varela

Siga-nos

Blog Dra. Tatiana Varella
Dermatologista

Quais são os tratamentos corporais que o dermatologista faz?

Quais são os tratamentos corporais que o dermatologista faz
Guia de Conteúdo

Você sabia que o dermatologista, além de tratar do rosto, também é especialista em tratamentos corporais? Nos últimos anos, principalmente depois da pandemia, a busca por procedimentos corporais tem aumentado significativamente, porque as pessoas passaram a valorizar ainda mais o cuidado com a saúde. Ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente, ter um sono de qualidade e reduzir o stress têm papel muito importante na qualidade de vida e longevidade.

As queixas corporais mais frequentes nos consultórios dermatológicos são a gordura localizada, a flacidez, a celulite e as estrias. E, infelizmente, não existem cremes milagrosos. Mas há diversos procedimentos que podem melhorar muito essas queixas e a auto-estima dos pacientes. Lembrando, claro, que padrões de beleza não são mais aceitáveis. As pessoas são diferentes e únicas. O importante é cada um ser feliz com o seu próprio corpo, tratar aquilo que incomoda e que te deixará mais seguro, mais confortável, que vai melhorar a sua auto-estima. E, claro, escolhendo sempre procedimentos seguros, realizados com o profissional que você confia, porque a sua saúde vem sempre em primeiro lugar. 

Neste artigo, vamos abordar os principais tratamentos corporais que o dermatologista faz e porque ele é o médico especialista para indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Principais tratamentos corporais realizados pelo dermatologista

 

Estima-se que 95% das mulheres brasileiras apresentam celulite após a puberdade. A celulite aparece nos glúteos, nas coxas e nas pernas, dando aquele aspecto de casca de laranja, que vai piorando com os anos e também se agrava quando a mulher ganha peso.

A celulite é muito comum nas mulheres porque existem características estruturais da pele e da gordura, na mulher, que são diferentes dos homens. Os furinhos, correspondem a traves de tecido colágeno pouco elástico, que liga a pele às camadas mais profundas. Quanto maior a quantidade de gordura, mais aquela trave fica puxada, igual a um botão de almofada. Os procedimentos que ajudam a melhorar a celulite tanto atuam reduzindo a gordura, quanto destruindo essas traves que puxam a pele para baixo, como a Subcisão e o Morpheus, que é um aparelho de radiofrequência microagulhada. O tratamento da flacidez da pele também tem um importante papel na melhora da celulite, e pode ser feito tanto com tecnologias, quanto com os bioestimuladores de colágeno, que são produtos injetáveis que atuam estimulando a pele a produzir colágeno.

Aproveite e veja solução de outros problemas estéticos e de saúde nas pernas, como vazinhos e varizes. Conheça os serviços de uma clínica de angiologista DF.

E a gordura localizada? Por mais que a gente tenha boa alimentação, faça exercícios, sempre sobra uma gordurinha que é mais difícil de perder. Tem estudos mostrando que mais pessoas se incomodam com gordura localizada do que com rugas no rosto. Pode ser na barriga, nas costas, no culote, na parte interna das coxas, nas axilas, na papada, em qualquer lugar. Se incomoda, é possível reduzir. E para isso, a criolipólise é o procedimento não cirúrgico mais eficiente para tratar a gordura localizada. Mas há que se ter cuidado, porque nem todos os aparelhos de criolipólise são seguros, ou eficientes. Dessa forma, para não correr riscos, o médico dermatologista poderá te examinar e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Os tratamentos para flacidez também são bastante procurados. Existem 2 tipos de flacidez quando falamos de corpo. A flacidez de pele e a flacidez muscular. Quando a queixa é flacidez de pele, o dermatologista indicará tratamento injetável, com os bioestimuladores de colágeno (Sculptra, Radiesse, Elleva), ou através de tecnologias. Uma das mais recentes tecnologias e mais eficientes é um aparelho chamado Morpheus, que através de agulhas muito pequenas, emite radiofrequência, isto é, ondas de calor dentro da pele, para estimular a produção de colágeno. Outra tecnologia consagrada para tratamento de flacidez corporal e facial é o ultrassom microfocado (Ultraformer, Ulthera, Liftera).

Já para a flacidez muscular, antigamente a única opção era ir pra academia malhar. Mas hoje, existem os aparelhos de campo eletromagnético, que auxiliam no ganho de massa muscular. O aparelho Emsculpt foi o desenvolvedor da tecnologia e atualmente é o único do mercado (Emsculpt Neo) que associa radiofrequência, otimizando o resultado de ganho muscular. Nos estudos publicados, os pacientes obtiveram 26% de hipertrofia muscular em 4 sessões de tratamento.

Gostou de saber a variedade de tratamentos eficientes que podem ser realizados para tratar as queixas corporais?

O dermatologista, na consulta, poderá entender qual é a sua queixa e, através do seu exame físico, indicar o melhor tratamento para o seu caso. Essa escolha se apoia em inúmeros fatores, como suas características individuais, presença de doenças ou outros fatores que possam contra-indicar um tipo de procedimento, avaliação dos seus hábitos de vida, e só então definir um plano de tratamento.

Por exemplo, se o indivíduo não ingere quantidade suficiente de proteína na sua alimentação, não terá boa resposta na produção de colágeno, seja qual for o procedimento escolhido. Ou, um paciente com tendência de manchas ou quelóide, não deve se submeter a um procedimento que fure e aqueça a pele.

Muitas vezes não é o dermatologista que executa todos os procedimentos. Geralmente, os aparelhos de tecnologia são aplicados pela equipe técnica, enquanto os injetáveis, pelo médico dermatologista. Mas o médico estará o tempo todo participando deste plano de tratamento, para que o melhor resultado seja obtido. 

Leia também: Tratamento corporal

Melhore sua autoestima
Procure o dermatologista sempre que você identificar alguma imperfeição na pele e quiser melhorar a sua autoestima. (Foto: envato elements)

 

Quando devo procurar um dermatologista?

O médico dermatologista pode ser procurado sempre que você se incomodar com alguma imperfeição na pele e quiser melhorar a sua autoestima, tanto para tratamentos faciais, quanto corporais. Ele é o profissional mais capacitado para lidar com procedimentos na sua pele e oferecer resultados satisfatórios.

Também considere procurar o dermatologista quando você identificar sintomas de doenças relacionadas à pele. Pequenos sinais ou manchas devem ser avaliados pelo médico sempre que possível.

Conclusão

 

A procura pelos procedimentos estéticos cresceu muito nos últimos anos. O avanço da tecnologia e a evolução das técnicas de aplicação, bem como dos produtos injetáveis, tornou os tratamentos mais eficazes, permitindo manter a naturalidade. Além disso, surgiram novos tratamentos eficientes e seguros, para problemas muito comuns, como gordura localizada e flacidez.

Se você precisa de um médico dermatologista capacitado para lhe ajudar a corrigir alguma imperfeição e melhorar a sua autoestima, clique aqui e converse com a equipe da Dra. Tatiana Varella.

 

Tatiana Varella
Últimos posts por Tatiana Varella (exibir todos)
0 0 votes
Avaliação
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rolar para cima