Nos últimos anos, a busca por um rosto mais jovem e sem marcas de expressão tornou-se um desejo comum entre os brasileiros.
Estimuladas pela constante exposição nas redes sociais, as mulheres, em especial, apostam nos produtos de skincare para manterem-se mais jovens e autoconfiantes.
Um dos aliados na busca por uma pele mais bonita é o ácido hialurônico.
O que é o ácido hialurônico?
Essa substância está presente de forma natural no nosso organismo: nas articulações, no globo ocular e, em maior quantidade, na nossa pele. Porém, a partir dos 25 anos, há uma redução progressiva na nossa capacidade de produzi-lo.
O ácido hialurônico participa da formulação de vários cosméticos. Ele apresenta uma molécula grande, que ao ser aplicado na pele na forma de creme, não consegue penetrar profundamente. Mas, por ser higroscópico, isto é, por ter grande afinidade pela água e retê-la, ele melhora a hidratação da pele, deixando mais firme e mais lisa. Quando está na forma fragmentada, de baixo peso molecular, consegue penetrar em maiores profundidades da pele, e nesse caso pode estimular a produção de colágeno, além do efeito de hidratação.
Além dos cosméticos, o ácido hialurônico é bastante utilizado pelos dermatologistas na realização de procedimentos dermatológicos, chamados preenchimentos. Nessa apresentação, as moléculas de ácido hialurônico foram modificadas em laboratório para terem grande durabilidade e exercerem efeitos de sustentação e preenchimento de rugas, além da hidratação. Os produtos injetáveis vem em seringas de uso individual e são estéreis, para não ter qualquer risco de infecção.
Leia também: Quais são os tratamentos corporais que o dermatologista faz?
Benefícios de utilizar o ácido hialurônico
O ácido hialurônico presente nos cosméticos pode trazer benefícios. Veja alguns deles:
- Hidratação da pele, promovendo elasticidade e vigorosidade;
- Diminuição de linhas de expressão;
- Ação preenchedora e antiflacidez;
Qual tipo de ácido hialurônico devo utilizar?
O ideal é consultar um médico dermatologista para saber qual o tipo de cosmético mais indicado para a sua pele. Além do ácido hialurônico, outros princípios ativos com ação antioxidante e ação estimuladora da produção de colágeno podem ser indicados em associação, como a vitamina C, o ácido ferúlico e o retinol.
Além disso, o dermatologista pode utilizar o ácido hialurônico na forma injetável – os preenchimentos, associando com outros tratamentos estéticos, para otimizar os resultados no rejuvenescimento, valorizando a naturalidade.
Quer saber qual o tipo de produto mais indicado para você? Clique aqui e agende sua consulta na clínica dermatológica da Dra. Tatiana Varella.
CRM 13.783-DF
- Alopecia por Tração: Causas, Sintomas e Tratamentos - outubro 24, 2023
- Como tratar olheiras - setembro 25, 2023
- Preenchimento facial: tudo o que você precisa saber - julho 20, 2023