VERRUGA VIRAL

Verrugas são lesões que acometem a pele ou as mucosas, causadas por um vírus, o papiloma vírus humano ou HPV. São transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas e as verrugas podem se disseminar pela pele através do contato das lesões com áreas não atingidas.

As verrugas vulgares constituem a forma clínica mais comum, acometendo mais frequentemente crianças e adolescentes. As lesões são elevadas, ásperas, de coloração esbranquiçada, com pontos escuros na superfície. As áreas mais atingidas são as mãos, cotovelos e joelhos. Quando localizadas na região periungueal, costumam ser muito resistentes ao tratamento.

As verrugas plantares, popularmente conhecidas como olho de peixe, crescem para dentro da pele, pelo peso do corpo. São, muitas vezes, confundidas com calosidades; porém, quando raspadas, as lesões mostram pontos escuros no seu interior, o que as diferencia dos calos. As lesões maiores costumam ser dolorosas ao pisar.

O tratamento das verrugas pode ser realizado através da aplicação domiciliar de medicamentos prescritos pelo médico ou por procedimentos cirúrgicos: eletrocoagulação e curetagem, desbastamento e cauterização química (uso de substâncias cáusticas), crioterapia (congelamento com nitrogênio líquido).

 

×

Powered by WhatsApp Chat

×