TRATAMENTO DE MANCHAS

As manchas trazem aspecto envelhecido à face e geralmente são marcadores de exposição solar prolongada ao longo da vida. O diagnóstico correto é muito importante, porque o tratamento adequado varia de acordo com a etiologia. Dentre elas, destacam-se:

Melasma

O melasma está associado à predisposição genética, exposição solar ao longo da vida e fatores hormonais, como uso de anticoncepcionais e gravidez. Para o seu tratamento é indispensável o uso regular de protetores solares, além de medicamentos e cosméticos despigmentantes. Alguns procedimentos podem contribuir no clareamento do melasma, como os peelings, o microagulhamento e outros procedimentos com drug delivery, onde são aplicadas substâncias clareadoras, como ácido tranexâmico e a vitamina C.

Melanoses solares

Também conhecidas como lentigos senis, são manchas escuras que surgem ao longo dos anos nas regiões foto-expostas (face, colo, dorso das mãos e braços), sendo mais comuns em indivíduos de pele clara. O tratamento, além da proteção solar e do uso de medicamentos e cosméticos clareadores, pode ser realizado com peelings, crioterapia, luz intensa pulsada e laser.

×

Powered by WhatsApp Chat

×