Tratamento das mãos

As mãos são muito importantes para a auto estima. Ouvimos no consultório queixas como: “não uso mais esmalte vermelho para não chamar a atenção para minhas mãos, que estão envelhecidas e manchadas”. Por ser uma região de frequente exposição solar, as mãos podem realmente envelhecer precocemente.

Assim como é importante ter uma rotina de cuidados diários para o rosto, as mãos também precisam de atenção. Os protetores solares devem ser reaplicados frequentemente. Cosméticos hidratantes também são necessários, para restabelecer a barreira cutânea e a hidratação da pele, uma vez que precisamos lavar as mãos diversas vezes por dia.

Ao longo do tempo, passamos a observar manchas acastanhadas planas e outras com relevo, que são as melanoses solares (também chamadas de lentigos senis) e as queratoses seborreicas. Essas lesões podem ser tratadas com peelings, crioterapia, luz intensa pulsada e laser. Depois do tratamento, é importante manter o uso de cosméticos despigmentantes e protetores solares, pois com o tempo essas manchas podem retornar.

Com os anos, a pele vai ficando cada vez mais fina e as veias das mãos passam a chamar atenção pelo seu relevo. Para essa queixa, a aplicação de bioestimuladores de colágeno como a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®), preenchedores de ácido hialurônico e os skinboosters (hidratantes injetáveis) podem trazer melhora estética importante.

×

Powered by WhatsApp Chat

×