Tratamento da Flacidez Muscular

Atualmente, o exercício físico é considerado um verdadeiro remédio. Há inúmeros artigos científicos comprovando os benefícios, como a redução das doenças cardiovasculares, da hipertensão arterial e do risco de infarto, melhora da hiperglicemia e do controle do diabetes, melhora do perfil lipídico, auxílio no controle do peso e no tratamento da obesidade, prevenção de doenças musculoesqueléticas como osteoporose, além da promoção do bem estar e redução do risco de depressão.

Com o avanço da tecnologia, aparelhos foram desenvolvidos para auxiliar na hipertrofia e hiperplasia muscular, como forma de aumentar a força e a resistência muscular, tanto para atletas de alto rendimento, que almejam melhores resultados de performance e resultados estéticos, quanto para todos os indivíduos que desejam complementar sua prática de exercícios, objetivando resultados mais rápidos ou melhores.

Foram desenvolvidas tecnologias de estimulação elétrica (eletroestimulação) para promover contração muscular, como XBody® e Miha®, e a tecnologia HIFEM® (High Intensity Focused Electromagnetic Energy) do aparelho Emsculpt®, cujo aplicador produz um campo eletromagnético, que induz contrações musculares supra máximas.

O CMSlim® é um aparelho que utiliza a tecnologia HI-EMT® (High Intensity Electromagnetic Muscle Trainer), onde um campo eletromagnético gerado através de ímãs, promove contrações musculares supra-máximas, que levam a hiperplasia e hipertrofia muscular no abdome, glúteos, coxas, panturrilhas, bíceps e tríceps, além de reduzir a gordura em algumas áreas, como o abdome. Estudos mostram aumento de 15% na espessura muscular e redução de 19% na espessura da camada de gordura do subcutâneo (no abdome), após um protocolo de 6 a 8 sessões.

O desenvolvimento da musculatura do abdome e dos glúteos, que fazem parte dos músculos do “core” (musculatura de sustentação do corpo), melhora o tônus postural, podendo aliviar dores de coluna ocasionadas por má-postura. Em idosos e pessoas com sarcopenia (redução da massa muscular do corpo), este aparelho pode contribuir na reabilitação e desenvolvimento dos grupos musculares mais importantes. Em pacientes obesos ou com sobrepeso, também o ganho de massa muscular auxilia na perda de gordura, porque o tecido muscular tem maior gasto energético do que o tecido adiposo, aumentando o gasto energético basal. Essa tecnologia pode, também, auxiliar no tratamento da diástase do músculo reto-abdominal, que ocorre frequentemente após gestações e contribui para o aspecto globoso e de flacidez do abdome.

No tratamento do abdome, podemos, portanto, abordar:

  • A flacidez cutânea utilizando bioestimuladores de colágeno como ácido poli-l-láctico (Sculptra®) e hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®) e tecnologias como a radiofrequência (Legacy® e Legend®) e o ultrassom microfocado (Ultraformer®).
  • A gordura localizada utilizando a tecnologia de criolipólise (Coolsculpting®), ultrassom macrofocado (Scizer®), radiofrequência (Legacy® e Legend®) e aplicação de ácido desoxicólico.
  • E a flacidez muscular, utilizando a tecnologia de campo eletromagnético (HI-EMT®) do CMSlim®.

Nos glúteos, observamos, além da melhora funcional, tendência ao levantamento do bumbum, pela hipertrofia muscular, contribuindo na melhora estética da flacidez dos glúteos. Podem ser obtidos resultados melhores quando são associados os bioestimuladores de colágeno.

Nos braços, pela hipertrofia do bíceps e tríceps, além do ganho funcional e melhor definição muscular, observamos melhora da flacidez. Podem ser obtidos resultados melhores quando são associados os bioestimuladores de colágeno.

Nas panturrilhas observamos melhora funcional e maior definição muscular.

Concluindo, atualmente, dispomos de inúmeras tecnologias que, associadas aos bons hábitos alimentares e de exercícios físicos, podem trazer resultados bem satisfatórios nos tratamentos corporais. É importante que o paciente seja consultado por um médico, que irá avaliá-lo globalmente, planejando o tratamento de forma correta, promovendo não apenas a melhora estética, mas também da saúde. Procure um profissional sério e competente.

×

Powered by WhatsApp Chat

×