REJUVENESCIMENTO FACIAL
O sonho de não envelhecer … Quem não gostaria de ter a pele mais firme, rejuvenescida, sem manchas e rugas? Mas, claro, mantendo a beleza e a naturalidade?! Essa é uma queixa muito comum nas consultas dermatológicas.
O aspecto envelhecido da face pode ser devido a uma combinação de fatores:
1. Rugas
As linhas de expressão podem ser dinâmicas, surgindo apenas quando contraímos um músculo (por exemplo ao redor dos olhos, quando sorrimos); ou podem ser fixas, quando já se formou uma depressão na pele. No início, quando ainda são dinâmicas, recomenda-se aplicação de toxina botulínica (popularmente conhecida como botox). Porém, quando já se tornaram estáticas, além da toxina botulínica, podem ser necessários outros procedimentos para atenuá-las, como aplicação de laser e fios de bioestímulo de colágeno. Alguns cremes contendo ácidos e substâncias hidratantes, também podem suavizar as rugas mais superficiais.
2. Manchas
Sardas, manchas do sol (lentigos solares) e melasma: para o tratamento delas, recomenda-se o uso de protetores solares e substâncias clareadoras. Podem ser indicados, também, procedimentos como peelings, laser, luz intensa pulsada e microagulhamento. Cada tipo de mancha tem o seu tratamento específico.
3. Flacidez
A flacidez ocorre devido à redução progressiva da produção de colágeno a partir dos 30 anos, diminuição das fibras elásticas, além de outras alterações ocasionadas pelo envelhecimento, como a reabsorção óssea. Vários procedimentos podem ser realizados para tratar a flacidez, como os bioestimuladores de colágeno (Sculptra® e Radiesse®), tecnologias como Ultrassom Microfocado (Ultraformer®), a associação do laser Yag com o laser Erbium (Plataforma de laser Zye®), e o aparelho Morpheus®, de radiofrequência microagulhada.
A escolha do melhor tipo de tratamento depende de inúmeros fatores, como idade do paciente, grau de flacidez, formato do rosto, hábitos de vida como exposição ou não ao sol, tolerância, dentre outros. Mas é interessante comentar que existem estudos demonstrando que, se associamos tecnologia com injetável, os resultados são melhores.
4. Desidratação da pele
A pele seca e desidratada torna-se opaca, sem brilho e adquire aspecto desvitalizado. Além do uso de cosméticos adequados, existem substâncias injetáveis, constituídas por ácido hialurônico, que tem grande afinidade pela água, retendo-a na pele, melhorando o viço e a firmeza. São os Skinboosters (Vital®) e o Profhilo®, que é um novo ácido hialurônico indicado não apenas para hidratação, mas também para redensificação dérmica.
5. Olheiras
Consideradas um desafio terapêutico, as olheiras têm múltiplas causas.
A pele fina da região favorece a visualização dos vasos na profundidade, conferindo coloração violácea, que piora em situações de congestão, observadas nas pessoas alérgicas (que sofrem de rinite, por exemplo) ou quando não se tem o sono repousante.
Observamos, também, depósito de pigmento, que pode ser melanina ou hemossiderina, este último mais resistente aos agentes clareadores.
Além disso, pela constituição anatômica do crânio (determinada geneticamente), que é agravada pelo envelhecimento, algumas pessoas têm menor sustentação na região malar (região abaixo dos olhos), conferindo aspecto mais profundo e sombreado.
Portanto, não existe um tratamento único que melhore as olheiras de todas as pessoas. Podem ser necessários:
– Cremes clareadores e descongestionantes;
– Procedimentos para aumentar a espessura da pele como Laser de Erbium (plataforma Zye®), ultrassom microfocado (Ultraformer®) e/ou radiofrequência microagulhada (Morpheus®);
– Procedimentos para reduzir o depósito de pigmento, como o laser Q-switched (plataforma Zye®);
– Preenchimento com ácido hialurônico para restaurar a sustentação malar e, se necessário, preencher também a goteira lacrimal;
– E, também, são necessárias outras medidas, como o tratamento de alergias respiratórias e melhorar a higiene do sono.
6. Poros dilatados
Queixa comum, os poros abertos são muito observados nas peles mistas e oleosas, mas também vão surgindo no processo de envelhecimento. Para tratar os poros abertos, devemos identificar a causa e então prescrever o tratamento adequado. Alguns procedimentos podem ajudar, como peelings, laser Yag e Erbium (plataforma Zye®), microagulhamento e a radiofrequência microagulhada (Morpheus®).
Concluindo, promover o rejuvenescimento da face requer combinação de cuidados diários com a pele, somados a procedimentos realizados no consultório. O dermatologista tem experiência para identificar quais fatores estão contribuindo para o aspecto envelhecido e indicar e executar os tratamentos mais adequados.
Rejuvenescimento Facial em Brasília - DF?
Marque sua Consulta
Telefones
(61) 3345 5505 | (61) 98177-2297 – Celular
Nosso Endereço
SHLS 716 – Centro Clínico Sul – Torre 2 – Sala 403 – Asa Sul | Brasília – DF CEP 70390-700