Psoríase

psoríase

Psoríase é uma doença que acomete predominantemente a pele, mas pode afetar o couro cabeludo, as unhas e as articulações. A psoríase acomete 1 a 3% da população mundial, principalmente indivíduos de raça branca, de ambos os sexos. Pode ter início em qualquer idade, mas é mais comum na terceira e quarta décadas de vida.

Apresenta evolução crônica, com períodos de exacerbações e outros de melhora. Alguns pacientes podem obter remissão muito prolongada, mas ainda hoje não há um tratamento que promova a cura. Todos os tratamentos disponíveis têm por objetivo controlar a doença.

Muitas causas são aventadas, incluindo fatores genéticos, imunológicos e ambientais. Em 30% dos pacientes há antecedentes de familiares acometidos pela doença.

Outras formas são menos comuns, como a psoríase eritrodérmica, pustulosa e artropática (articular).

O exame clínico é, na maioria das vezes, suficiente para o diagnóstico.

Várias são as possibilidades terapêuticas tópicas: corticosteróides, derivados do coaltar, método Goeckerman (associação de coaltar com exposição ao sol), medicamentos análogos da vitamina D.

Nos casos mais extensos ou refratários ao tratamento tópico, são indicados fototerapia e/ou medicamentos orais ou injetáveis.

Apenas o médico dermatologista poderá, após examinar o paciente e avaliar suas condições clínicas e laboratoriais, prescrever a melhor alternativa terapêutica, considerando os benefícios clínicos e os potenciais efeitos colaterais e riscos de cada tratamento.

Alguns fatores podem desencadear ou exacerbar a psoríase:

• Traumas físicos (por isso as lesões são muito comuns em áreas de traumas, como os cotovelos).
  • Infecções.
  • Alterações na imunidade.
  • Uso de determinados medicamentos.
  • Suspensão de corticóides sistêmicos.
  • Stress emocional.
  • Distúrbios endócrinos ou metabólicos.
  • Variações climáticas.
  • Ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

A doença pode apresentar várias formas clínicas, sendo que a mais comum exibe lesões vermelhas com descamação prateada, que acometem principalmente as regiões extensoras dos membros, como cotovelos e joelhos, couro cabeludo e região sacral. O couro cabeludo pode apresentar vermelhidão e descamação. As unhas também podem estar acometidas, apresentando pequenas depressões puntiformes (unha em dedal), descolamento, manchas amareladas, estrias transversais e espessamento. Nas unhas, frequentemente pode ocorrer infecção secundária por fungos.

Tratamento para Psoríase em Brasília - DF?