Dermatologista em Brasília - Tatiana Varela

Siga-nos

Dermatologia Clínica

Melasma

Melasma

Também conhecido como cloasma, trata-se de uma doença caracterizada pelo surgimento de manchas acastanhadas em áreas foto-expostas, predominantemente no rosto. É mais frequente em mulheres do que em homens, estando associado à predisposição genética, exposição solar ao longo da vida e fatores hormonais, como uso de anticoncepcionais e gravidez.

Para o seu tratamento é indispensável o uso regular de protetores solares, sendo melhores aqueles que protegem contra a luz visível também, por exemplo aqueles que contém pigmento cor de base. Substâncias antioxidantes e fotoprotetores orais, como o picnogenol, polypodium leucatomos e a luteína tem sido de grande valia. O uso de medicamentos e cosméticos despigmentantes podem melhorar o aspecto da mancha, que costuma recidivar quando o paciente volta a se expor à luz.

É uma afecção tão comum, principalmente na adolescência, que muitas vezes é considerada fisiológica. Mas, se não tratada, pode evoluir com cicatrizes. Tanto as espinhas quanto as cicatrizes podem trazer desconforto e repercussões psicossociais. Assim, o tratamento da acne é importante para grande parte dos indivíduos.

A acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios. A maioria dos casos de acne se resolve espontaneamente até os 20 anos. Mas há pessoas que continuam apresentando os sintomas durante a vida adulta. Nesses indivíduos, causas secundárias devem ser investigadas, como alterações hormonais, uso de produtos oleosos, uso de determinados medicamentos (como as vitaminas do complexo B, corticóides e anabolizantes), suplementos vitamínicos e proteicos, dentre outras.

Os peelings podem contribuir no clareamento do melasma. Alguns tipos de laser, como o Q-Switched da plataforma Zye podem ajudar, pois atuam “quebrando” o pigmento no interior da pele e também reduzindo os pseudópodes dos melanócitos, que são “bracinhos” que injetam a melanina no interior dos queratinócitos (as células da pele).  Dessa forma, o Q-Switched pode prevenir a rápida recidiva do melasma, após o clareamento.

O microagulhamento tem sido um valioso recurso no tratamento do melasma, proporcionando resultados interessantes, inclusive em melasmas resistentes aos tratamentos convencionais, porque consegue retirar pigmento mais profundo, da derme.

Infelizmente, ainda não há um tratamento de cura para o melasma, que se trata de uma doença crônica e requer cuidados constantes. Além disso, apesar de todos os esforços terapêuticos, alguns pacientes podem não apresentar melhora das manchas. Cada paciente deve ser abordado de forma individualizada. O dermatologista poderá indicar a melhor alternativa terapêutica para cada paciente. 

Tratamento para Melasma em Brasília - DF?

Marque sua Consulta

Telefones

(61) 3345 5505 | (61) 98177-2297  – Celular

Nosso Endereço

SHLS 716 – Centro Clínico Sul  – Torre 2 – Sala 403 – Asa Sul | Brasília – DF CEP 70390-700

Rolar para cima