Herpes Simples

Herpes simples

Herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples. Geralmente o contato com o vírus ocorre ainda na infância, mas na maioria das vezes a primo-infecção é assintomática. Cerca de 90% de todas as pessoas tem sorologia positiva para o vírus do herpes.

Após o contato, o vírus se instala em um nervo e permanece em latência no organismo. Em indivíduos predispostos, pode ocorrer reativação. As regiões mais acometidas pelo herpes simples são os lábios e a região genital, mas o vírus pode acometer qualquer região do corpo.

O paciente inicialmente sente ardência ou coceira no local onde ocorrerão as lesões. Depois surgem bolhas agrupadas sobre uma base inchada e avermelhada. As bolhas se rompem e formam crostas, que caem em alguns dias.

São fatores desencadeantes para a reativação do vírus: exposição ao sol, doenças que abaixem a imunidade, stress físico ou emocional, dentre outras. Não se sabe por que alguns indivíduos apresentam as reativações e outros não. O paciente que apresenta reativações frequentes deve ser avaliado por um médico, podendo ser necessários exames para investigar seu estado imunológico. O tipo de tratamento depende da frequência e intensidade dessas reativações. O tratamento poderá abreviar os sintomas ou, ainda, objetivar a supressão das reativações.

Tratamento para herpes simples em Brasília - DF?