Dermatologista em Brasília - Tatiana Varela

Siga-nos

Tratamento Corporal

Celulite

Celulite é o nome popular da lipodistrofia ginóide, que nada mais é do que o depósito de gordura sob a pele. Ela se caracteriza pelo aspecto ondulado da pele, tipo “casca de laranja”, em algumas áreas do corpo. Afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade, sendo menos comum nos homens. Não é considerada uma doença, mas trata-se de uma queixa frequente nos consultórios dermatológicos.

Alguns autores acreditam que determinados fatores são predisponentes para o surgimento ou agravamento da celulite, tais como: hereditariedade, etnia, sexo feminino, uso de anticoncepcionais, biotipo corporal, distribuição de gordura, hábitos de vida como a má alimentação (excesso de açúcares e carboidratos), sedentarismo, tabagismo, dentre outros.

A celulite acomete mais as áreas onde a gordura está sob a influência do estrógeno (hormônio feminino), como os quadris, coxas e nádegas. Nas mulheres, nessas regiões, a camada mais profunda do tecido adiposo é dividida por septos de tecido conjuntivo, que são traves fibrosas que ligam a pele à musculatura, formando pontos de ancoragem (depressões). As partes mais elevadas da celulite são as saliências da gordura. A flacidez pode contribuir para agravar o aspecto estético da celulite. 

Celulite

Existem vários graus de celulite, desde aquele em que as depressões só aparecem quando se pinça a pele com os dedos ou os músculos se contraem, até o aspecto acolchoado com nodulações sempre visíveis.

Há muitos cosméticos disponíveis no mercado que prometem melhorar a celulite, porém sua ação é muito limitada, atuando basicamente na hidratação da pele. Alguns suplementos alimentares e misturas herbais também são muito utilizados, mas também apresentam poucas evidências científicas de real eficácia.

Da mesma forma, muitos procedimentos praticados em clínicas de estética carecem de comprovação científica ou apresentam efeitos de curto prazo, como a drenagem linfática e a endermologia, que tem bons resultados, mas precisa de manutenção periódica, a radiofrequência e as ondas de choque.

Alguns procedimentos se destacam, com melhores evidências de resultado em médio e longo prazo. São eles: subcisão (que consiste na ruptura das traves de tecido conjuntivo com agulhas), a aplicação de bioestimuladores de colágeno como o ácido polilático (Sculptra®, Elleva®) e a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®) e o Morpheus®, que é uma tecnologia de radiofrequência microagulhada, tratando a flacidez da pele e compactando a gordura superficial, melhorando o aspecto em casca de laranja. Em geral, são propostas associações desses tratamentos com exercícios físicos e dieta adequada. 

tratamento para celulite

Tratamento para Celulite em Brasília - DF?

Marque sua Consulta

Telefones

(61) 3345 5505 | (61) 98177-2297  – Celular

Nosso Endereço

SHLS 716 – Centro Clínico Sul  – Torre 2 – Sala 403 – Asa Sul | Brasília – DF CEP 70390-700

Rolar para cima