Tratamento para Acne Brasília

Acne

Acne é uma doença inflamatória caracterizada por maior produção de oleosidade, presença de comedões ou cravos e inflamação resultante da ação de bactérias que compõem a flora normal da pele, particularmente o Propionibacterium acnes, causando as pápulas e pústulas (espinhas).

É uma afecção tão comum, principalmente na adolescência, que muitas vezes é considerada fisiológica. Mas, se não tratada, pode evoluir com cicatrizes. Tanto as espinhas quanto as cicatrizes podem trazer desconforto e repercussões psicossociais. Assim, o tratamento da acne é importante para grande parte dos indivíduos.

A acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios. A maioria dos casos de acne se resolve espontaneamente até os 20 anos. Mas há pessoas que continuam apresentando os sintomas durante a vida adulta. Nesses indivíduos, causas secundárias devem ser investigadas, como alterações hormonais, uso de produtos oleosos, uso de determinados medicamentos (como as vitaminas do complexo B, corticóides e anabolizantes), suplementos vitamínicos e proteicos, dentre outras.

Acne- o que é, principais causas, sintomas e tratamentos

Há herança genética na fisiopatologia da acne; isto é, quando os pais têm antecedente de acne, os filhos apresentam maior chance de desenvolvê-la. Recentemente, estudos têm atribuído papel etiológico a alguns alimentos em indivíduos geneticamente predispostos, como o leite e seus derivados e alimentos de alto índice glicêmico, isto é, quando consumidos, elevam rapidamente a glicemia.

O tratamento pode ser realizado por medicamentos de uso tópico ou oral, dependendo da intensidade do quadro. Alguns tratamentos melhoram a acne apenas durante seu uso, mas outros promovem melhora prolongada ou mesmo a cura. O dermatologista poderá avaliar qual é a melhor opção terapêutica para cada paciente.

tratamento acne
O que é acne?

A acne é uma condição de pele comum que ocorre quando os folículos pilosos se entopem com óleo e células mortas da pele, resultando no surgimento de espinhas, cravos e lesões inflamadas.

Quais são as causas da acne?

A acne pode ser causada por uma combinação de fatores, incluindo excesso de produção de óleo na pele, bactérias, obstrução dos poros, alterações hormonais e predisposição genética.

Quais são os tipos de acne?

Existem diferentes tipos de acne, incluindo cravos abertos (comedões pretos), cravos fechados (comedões brancos), espinhas inflamadas, pústulas, cistos e nódulos.

A acne é contagiosa?

Não, a acne não é contagiosa. Ela não pode ser transmitida de uma pessoa para outra por contato físico ou compartilhamento de objetos.

Quais são os fatores que podem piorar a acne?

Alguns fatores podem piorar a acne, como alterações hormonais (como durante a puberdade ou ciclo menstrual), uso de certos medicamentos, estresse, exposição a substâncias oleosas ou produtos de cuidados da pele comedogênicos e manipulação frequente das lesões de acne.

Como tratar a acne?

O tratamento da acne pode variar dependendo da gravidade. Ele pode incluir produtos tópicos com ingredientes como peróxido de benzoíla, ácido salicílico ou retinoides, medicamentos orais prescritos, terapias a laser, peelings químicos, extrações de comedões e cuidados adequados com a pele.

Quanto tempo leva para o tratamento da acne mostrar resultados?

O tempo necessário para ver resultados varia de pessoa para pessoa. Em geral, pode levar várias semanas ou meses para que as lesões de acne existentes se curem e para que a pele se torne mais clara. É importante seguir as recomendações do dermatologista e ser paciente durante o processo de tratamento.

Como prevenir a acne?

Algumas dicas para prevenir a acne incluem manter uma boa higiene da pele, evitar o uso excessivo de produtos oleosos ou comedogênicos, evitar tocar ou espremer as lesões de acne, utilizar protetor solar não comedogênico e adotar uma dieta equilibrada com baixo consumo de alimentos gordurosos e açúcar.

Quando devo procurar um dermatologista para tratar a acne?

É recomendado procurar um dermatologista se você estiver incomodado com a acne ou se estiver enfrentando uma acne severa que não melhora com produtos de venda livre. Um dermatologista pode avaliar sua condição de pele e recomendar o melhor plano de tratamento para você.

Tratamento para Acne em Brasília - DF?